Noticias e curiosidades

Cães veteranos de guerra recebem homenagem

Animais salvaram milhares de vidas durante ataque alemão à Inglaterra, durante a 2ª Guerra Mundial
No mundo canino, eles foram chamados de "Os Sete Magníficos" – sete cães heróis que ajudaram no resgate de milhares de vítimas durante o bombardeio alemão à Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial. Conhecido como Blitz, o ataque destruiu mais de um milhão de prédios e residências, vitimando cerca de 43 mil pessoas. O incidente, que ocorreu entre 7 de setembro de 1940 e 10 de maio de 1941, movimentou todos os grupos de busca locais, incluindo, os cachorros Peter, Rip, Jet, Beauty, Irma e Thorn e Rex.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, os animais tiveram um papel tão determinante no salvamento das vítimas que ao final da guerra, cada um recebeu a Dickin Medal, da ONG PDSA, a mais alta condecoração que um herói peludo pode receber. Recentemente, com o aniversário de 70 anos do Blitz, “os sete magníficos” voltam a ser lembrados no hall de honra da entidade pelo seu importante papel na história.

Índia abre primeiro banco de sangue canino do Oriente

Hospital Universitário da Índia cria banco de sangue para atender aumento da demanda de pets
Ao caminhar pelas ruas da Índia é comum encontrar vacas, macacos, e muitos cachorros. Os dois primeiros são considerados sagrados, já o terceiro não é visto com bons olhos, já que os cães abandonados podem transmitir raiva e o latido costuma interromper o sono de muitos durante a madrugada, na opinião da maioria dos habitantes do país.
Mas parece que os indianos estão se acostumando e gostando cada vez mais da ideia de ter um bichinho de estimação, ou melhor, um cachorro, dentro de casa. Porém, este privilégio é limitado à classe média e aos mais abastados, já que apenas eles têm condições de alimentar um pet e ainda levá-lo ao veterinário.
E claro que o fato de o cachorro sair das ruas para ganhar as residências, movimentou o mercado e os serviços oferecidos a esses animais. Tanto que a Índia acaba de inaugurar o primeiro banco de sangue canino em uma universidade da Ásia. No Ocidente apenas os Estados Unidos e o Reino Unido contam com o estoque.
E para encher as prateleiras das geladeiras os veterinários do Sul da cidade de Chennai, estão procurando por possíveis doadores. Segundo o dr. P. Thangaraju, da Universidade de Ciência Veterinária e Animal Tamil Nadu, 28 proprietários de cachorros já registraram seus pets para doarem sangue. E o banco de sangue canino foi inaugurado por um Labrador preto, na última segunda-feira, 10 de maio. Mas Thangaraju informa à Agência France Press que é preciso de mais doadores para disponibilizar os oito tipos sanguíneos identificados.
Na opinião do veterinário, seria preciso um investimento de um milhão de rupias (cerca de 22 mil dólares) na universidade – que atende cerca de 200 cães por dia - para evitar que mais animais morram por falta de sangue. Segundo Thangaraju, transfusões são necessárias durante cirurgias para remover tumores, tratar cachorros com leucemia, e também os que sofreram acidentes, registro comum no país cujo trânsito é completamente caótico.
Mas vale lembrar que, assim como os humanos, é preciso preencher alguns requisitos para doar sangue o animal deve estar vacinado e vermifugado, não ter feito cirurgia recentemente, não pode estar prenhe, deve estar clinicamente saudável, ser dócil e livre de pulgas e carrapatos. E cachorros entre um a oito anos são doadores em potencial, e podem doar no máximo quatro vezes ao ano, em qualquer hospital veterinário que possua um banco de sangue.




  1. 1. COMO SE ORIGINOU O CÃO DOMÉSTICO ?
A ciência não deu ainda uma resposta definitiva à pergunta de como se originou o cão doméstico. Não há dúvida quanto à sua classificação zoológica, a família dos canídeos, canidae. Mas ao se tentar estabelecer quando, onde e de que tronco o cão evoluiu, apresentam-se quatro possibilidades:
1º Que descenda do lobo.
2º Que descenda do chacal.
3º Que descenda de um espécie de cão selvagem, hoje extinta e da qual ainda não se teria encontrado vestígio.
4º Que descenda do cruzamento do lobo e chacal

Hoje, acredita-se que o cão doméstico descenda do lobo. E existem algumas evidências que parecem confirmar tal teoria:
* O lobo é o único membro da família canidae que apresenta a inteligência e o comportamento social altamente desenvolvidos, características também do cão.
* A formação dentária dos lobos é muito semelhente a dos cães.
* Lobos e cães podem cruzar, gerando descendência fértil (chacais e coiotes também podem).
Mas quando e onde o cão foi domesticado? Foi estabelecido que o homem domesticou o cão entre 15.000 e 13.000 anos atrás. Contudo, existem pinturas rupestres de 50.000 anos de idade, encontradas em cavernas espanholas, que mostram homens caçando com cães.
O Dingo (cão selvagem australiano) ainda é uma incógnita pois é um cão e foram encontrados fósseis de 50.000 anos atrás na Austrália. A única maneira pela qual o Dingo poderia ter chegado à este continente seria junto com o homem, como animal (semi)domesticado, antes da separação do continente asiático, a "ponte" entre os dois continentes desapareceu quando o leito do mar se elevou devido ao degelo, no período mesolítico. Estas evidências sugerem que os cães já estivessem ligados ao homem há, pelo menos, 50.000 anos.
O que é considerado certo é que o cão foi o primeiro animal domesticado pelo homem.


  1. 2. OS CÃES NO GUINNESS BOOK
Os cães fazem parte da seção "Animais de Estimação" do Guinness Book of Recordes.

Conheça alguns cães ganhadores de records.

Mais valioso animal do showbusiness
"Pal", o astro original de Lassie,foi o primeiro de nove machos a fazer o papel da heroína canina.Seu descedente,"Lassie IX",também conhecido como Howard,é o animal mais valioso da história,e viaja em seu próprio avião particular.
Cão escritor mais bem pago
Em 1991, a springer spaniel "Mildred Kerr",ou simlesmente,"Millie",faturou US$900.00,mais de 4 vezes o salário de seu dono,o então presidente dos EUA,George Bush quando sua autobiografia vendeu 400 mil exemplares,"ditado" à primeira-dama,Barbara Bush,Millie's Book foi descrito como " A vida da família Bush vista por baixo da mesa."
Cão mais adestrado
"Chanda-Leah", uma Poodle Toy,cor champanhe de 4 anos,de Hamilton,Ontário(Canadá), possui um repertório de 300 truques.Sua dona,Sharon Robinson,ensinou-a a tocar piano,fazer contas e soletrar."Chanda-Leah" já participou de inúmeros programas na TV americana, entre os quais Regis and Kathy Lee, The Maury Povich Show, e possui seu próprio publicitário.
Cão mais feio
"Chi-Chi", um cãode raça africana,conquistou 5 títulos do Concurso de Cão Mais Feio do Mundo,realizado em Petalnna,California(EUA).Além disso, foi o primeiro colocado no "Círculo dos Campeões" desse concurso,no qual os vencedores dos 25 anos anteriores competem entre si.O cão foi descrito pela National Enquirer como "Alienígena especial" e por seu dono, Doris Beezley,como "cão de pernas tortas a aparência de porco.""Chi-Chi" já participou de vários programas de TV e é personagem principal da tira da quadrinhos chamada "The Ugliest Dog".
Cão mais pesado
É um Mastiff Inglês,chamado Aicama Zorba of La Susa,nascido em 26/09/1981,pertencente a Chris Eraclides,de Londres,Inglaterra.Zorba tem 94cm de altura e pesa 155,58 kg.
Cão mais alto
É um Dogue Alemão,chamado Shmgret Danzas, nascido em 1975 e pertencente á Wendy e Keith Camly, em Keynes, Inglaterra o cão media 1054 cm e 1,66 cm com o pelo eriçado pesava 108 kg e morreu em 1984.
O maior farejador
É um Dobemann Pinscher, chamado Saver e treinado pelo policial Herbet Kruger, que farejou um ladrão de animais por 160 km através do Great Karoo, na África do Sul.
O cão mais velho
Foi um pastor australiano, chamado Bluey, pertencente a Les Hall, de Vitória, Austrália. Ele chegou a idade de 29 anos e 5 mesês, trabalho com gado e ovelhas e foi sacrificado em 14/11/1939.


  1. Por que os cães fazem xixi nos pneus dos carros?
Esse é um fato que deixa muito dos motoristas doidos da vida. Mas você sabe por que os cachorros fazem isso? A verdade é que existem alguns materiais que os cães gostam mais de usar como banheiro. É o caso, por exemplo, da madeira e da borracha. Mas o motivo que leva o cachorro a fazer xixi nos pneus dos carros, não é o material em si, e sim o fato de a roda conter uma série de cheiros adquiridos durante os trajetos diários, passando por cima de quase tudo, inclusive da urina de outros cães. Como alguns cachorros já “visitaram” aquele lugar e deixaram seu registro ali, o cão então sente a necessidade de também deixar o sua marca.
  1. Por que alguns cães e gatos têm o costume de comer grama?
Se você ver seu bicho de estimação comendo grama, não se assuste... Ele não virou vegetariano nem está querendo vomitar, ao contrário do que muitos acreditam. Na verdade, a grama ajuda a limpar o intestino dos animais. No caso dos cães, acredita-se também que esse costume venha de seus ancestrais. Há muito tempo atrás, os lobos se alimentavam de animais herbívoros e, indiretamente, consumiam um pouco de vegetais de dentro do estômago e intestino desses bichos. Mas, fique esperto: seu bichinho pode contrair verminoses se ingerir a grama de determinados lugares.
  1. Por que os cachorros ficam dando voltas antes de deitar?
É um comportamento herdado de seus ancestrais. Os lobos tinham o hábito de dar voltas pra checar o solo ou a grama, uma boa maneira de se prevenir de espinhos ou de qualquer outra coisa que pudesse machucá-los... Além disso, essas “voltinhas” serviam também como estratégia de sobrevivência! Era uma forma de verificar a direção do vento, para deitar numa posição que permitisse perceber a aproximação de algum predador pela retaguarda ou sentir o cheiro do animal que tentasse atacar pela frente
  1. Como é o Sono Canino
Assim como as pessoas, os cães também precisam dormir. No período de sono, o cão pode descansar, e seu sistema imunológico funciona melhor. Com o sono regular, seu sistema nervoso e seu metabolismo funcionam bem, e seu corpo fica descansado.
As fases do sono

Os cães tem 2 fases do sono: superficial ou ondas cerebrais lentas; e movimento rapido dos olhos (REM). No estágio superficial, o cão fica quieto e alerta, tem uma respiração profunda e ritimada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e sua atividade cerebral diminuem. Nessa primeira fase, o cão pode acordar repentinamente devido a estímulos sensoriais. O estágio superficial dura de 10 a 20 minutos.

Na segunda fase, REM, as pálpebras do cão se movem, daí o nome "rápido movimento dos olhos". A respiração nessa etapa [é mais irregular, rápida e superficial - às vezes o cachorro parece não estar respirando. Também ocorrem movimentos nas patas, músculos da face e orelhas.
Duração do sono

Os cães dormem em média 9 horas por dia, mas podem prolongar esse tempo se ficam muito sozinhos, sem a companhia do dono.

Os cães sonham?

De acordo com pesquisas de ondas cerebrais feitas em cães, a resposta é afirmativa. Foi constatado que algumas atividades cerebrais caninas durante o sono são semelhantes as de quando uma pessoa está sonhando. Assim, e quase certo que nosso melhor amigo também sonha! Os filhotes e os cães velhos sonham mais que os cães adultos.

O conteúdo dos seus sonhos ainda é um mistério. Uma idéia sobre isso é a maneira de se relacionar com o mundo: o homem usa mais a visão e a língua falada; ja o cão usa mais a audicão e o olfato. Assim, o sonho deles deve ser diferente do nosso...
Distúrbios do sono

Os cães podem ter alguns distúrbios de sono, como a apneia, que é uma parada respiratória devido a obstrução das vias respiratórias, que acontece mais no Boxer e Buldogue, devido aos seus focinhos achatados. Outra doença é a narcolepsia, na qual o cão repentinamente entra em sono profundo. Esse mal é mais comum no Dobermann, Labrador, Poodle, Beagle e Dachshund. Esses distúrbios são controlados por medicamentos.


  1. 5. Uma cadela pode ter filhos de mais de um macho?
Se a cadela acasalar com dois machos diferentes durante o cio, um da mesma raça e outro vira-lata, terá uma ninhada com filhotes de raça pura e mestiços. Isto ocorre porque a cadela produz vários óvulos durante o cio, possibilitando a fecundação por vários machos.
  1. 6. Porque os cães cheiram o traseiro um do outro?
Seu cão possui duas glândulas ao lado do anus responsável pela liberação de uma substancia muito mal cheirosa do ponto de vista humano. Mas elas tem um papel importantíssimo no reconhecimento entre os cães, este é o principal motivo dos animais cheirarem o traseiro dos outros cães e vice versa.
  1. Porque os cães abanam a cauda?
Os cães possuem um excelente termômetro para indicar seu "estado de espiríto", a cauda.
Através do movimento da cauda o animal espressa seus sentimentos.
Abanos rápidos e amplos,normalmente significam alegria/contentamento e quando são "curtos", denotam confiança.
Cauda entre as pernas,é sinal de medo/covardia.Dura e imóvel,estado de alerta e quando esta fca frouxa e baixa,indicam subordinção.
Para os machos em processo de "corte", a cauda mostra-se dura e trêmula.
 

Por que os cães uivam?


A cena é clássica: um cão ou um lobo uivando melancolicamente, com a lua cheia ao fundo. Mas não é só nas noites mais claras de luar que esses animais uivam. E você já parou para pensar por que eles fazem isso?
De acordo com Rubia Burnier, veterinária especialista em comportamento animal, uivar é um recurso usado pelo cão para se comunicar à distância, uma ferramenta útil especialmente quando não há contato visual. Quando o animal uiva, sua voz atinge um timbre mas alto e ele pode ser ouvido de longe.
"O uivo de um cão pode ser percebido a quilômetros de distância e serve para chamar atenção, localizar e reunir os membros do grupo. Esse comportamento foi herdado do lobo e é uma característica marcante em algumas raças, como husky siberiano, samoieda e malamute do Alaska. Esses cães uivam em vez de latir", diz a veterinária.
Outro motivo que estimula o cão a uivar, ressalta a especialista, é a presença de uma cadela no cio, cujo cheiro se espalha pelo vento, atraindo machos mesmo distantes e criando assim uma "sinfonia de uivos". Uivar geralmente não significa dor ou sofrimento, mas muitas vezes serve para aliviar o tédio e a solidão. Pode ser também uma maneira de o cão extravasar sua frustração.
Segundo Rubia, cães que ficam sozinhos por períodos longos uivam numa tentativa de trazer de volta seus companheiros de matilha, no caso, a família. "O uivo também expressa excitação e contentamento, como aqueles cães que uivam quando ouvem música", exemplifica a veterinária. 

Os cães reconhecem seus irmãos?




Apesar de conviver com os irmãos de uma mesma ninhada por várias semanas na barriga da mãe e na fase da amamentação, um cachorro não consegue reconhecer um irmão se encontrá-lo depois de separado de sua família.
Isso não significa, no entanto, que o irmão, com o tempo, se transforme num indivíduo totalmente estranho para um cão, de acordo com o professor Luciano Mendes Castanho, da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC/SP.
Mesmo depois de anos, esse animais são capazes de saber, por meio do olfato, se um outro cão é membro de sua família, mas sem distinguir se uma cadela é mãe ou irmã, por exemplo. "No caso dos cachorros é possível supor que, durante os primeiros dias de vida, os filhotes de uma ninhada memorizem os cheiros da mãe e de seus irmãos e irmãs", diz.
Essa capacidade está presente em várias espécies de animais, explica o professor, e tem o objetivo de evitar o acasalamento entre parentes próximos, que podem resultar no nascimento de filhotes com problemas genéticos. 

Os cachorros sentem cheiro de medo?




Quando alguém diz que os cachorros percebem se uma pessoa está com medo, está certo. Mas dizer que é porque eles sentem "cheiro de medo" é um pouco de exagero. Mesmo que a primeira reação do cão seja cheirar a pessoa, não é assim que ele vai descobrir seu temor.
De acordo com a veterinária e terapeuta Rúbia Burnier, o que faz um cão agir com agressividade diante de alguém não é o cheiro, mas a atitude, a postura, a tensão muscular e a expressão facial. Se perceber que o indivíduo está com medo, o animal pode interpretar isso como uma ameaça e reagir para se defender.
"Quando sentimos medo, nosso organismo entra num estado de estresse que desencadeia reações físicas como o aumento dos batimentos cardíacos e do fluxo sangüíneo do cérebro para os músculos, aceleração da respiração, dilatação das pupilas e aumento da transpiração corporal", detalha Rúbia.
Ela diz ainda que o olfato é ferramenta crucial no processo de comunicação dos cães, e que, por meio do cheiro contido na urina e na região genital, eles transmitem suas características de personalidade e seu estado emocional. Assim, ao cheirar uma pessoa, o cachorro está procurando essas pistas, pois é isso o que ele faria se estivesse diante de outro cachorro.

Os cães se apaixonam?




Se você perceber que seu cachorro pula cercas, aproveita um descuido e foge pelo portão, enfim, faz de tudo para ficar na companhia da cadela do vizinho, é forte a possibilidade de o seu fiel companheiro estar "apaixonado".
A teoria de que os animais possuem sentimentos e costumam demonstrá-los já é aceita por muitos pesquisadores. Segundo o biólogo e jornalista Klaus Wilhelm, em artigo publicado em 2006, "estudos sobre o metabolismo do cérebro fornecem evidências de que os sentimentos dos animais talvez não sejam muito diferentes dos sentimentos dos seres humanos, pois entre eles há processos cerebrais comuns".
Conforme Raul Dalmarco Filho, veterinário e especialista em comportamento animal, embora não aconteça da mesma forma que com os homens, os cachorros podem se "apaixonar". "Quando os cães criam o hábito da convivência, passam a dormir e a viver juntos, e cria-se entre eles um grau de intimidade, uma relação de casal. Às vezes, uma cadela que está no cio acaba dando atenção apenas a um cachorro e ignorando todos os demais", afirma.
Não há um motivo particular para um cão "apaixonar-se" por uma cadela, ou vice-versa. "A escolha é aleatória e baseia-se, quase sempre, na convivência. Algumas vezes, também, essa relação está ligada a uma experiência positiva que o animal teve na sua infância, com outro cachorro ou, até mesmo, com uma raça específica", diz o especialista.

Os cães se reconhecem no espelho?




Nem mesmo uma longa sessão de banho e tosa numa petshop é capaz de fazer o seu cachorro parar na frente de um espelho para conferir o próprio visual. A razão disso não está relacionada à falta de vaidade do seu mascote, mas sim à incapacidade que ele tem de reconhecer a própria imagem refletida, segundo o professor Luciano Mendes Castanho, da Faculdade de Ciências Biológicas da PUC-SP.
Essa característica dos cães não é uma exceção no mundo animal. A capacidade de identificar a si mesmo em um espelho é bastante rara na natureza, presente apenas entre os grandes primatas (chimpanzés, bonobos, gorilas, orangotangos e humanos), nos golfinhos e nos elefantes.
Entre os cientistas há o entendimento de que essa habilidade só é possível em espécies com alto grau de empatia e comportamento altruístico, ou seja, que são aptos a perceber as necessidades de outros indivíduos de sua espécie e tentar ajudar. "Além disso, trata-se de animais que têm uma capacidade cerebral muito mais sofisticada que a dos cães", diz.

Por que os cachorros correm atrás do próprio rabo?




Se você tem um cachorro de estimação, provavelmente já deve ter flagrado alguma cena do animalzinho correndo atrás do próprio rabo, em círculos. Mas você já parou para pensar qual a razão dessa atitude?

De acordo com Rubia Burnier, veterinária e terapeuta de animais, há mais de uma justificativa para esse comportamento, algumas até preocupantes para a saúde do bicho. Uma das explicações, conforme a especialista, seria a percepção de que correr em círculos desperta a atenção do dono. "O cachorro pode transformar isso numa estratégia", diz Rubia.
Também por tédio ou falta de estimulação ambiental, cães com forte instinto de caça podem canalizar essa necessidade não realizada "caçando o próprio rabo", explica a veterinária.
Outra possibilidade é a tentativa de aliviar algum desconforto presente na região do ânus ou do rabo, como pulgas, dermatites ou inflamações da glândula paranal. O mais preocupante, porém, é se o cão sofrer de estresse e desenvolver comportamentos compulsivos, segundo Rubia. "Alguns chegam a morder e mutilar o próprio rabo. Nesse caso, o dono deve procurar um especialista o mais rápido possível", alerta.

Por que cães cheiram o rabo uns dos outros?


Praticamente tudo o que um cão precisa saber de outro está no ânus. Naquela região se encontram as glândulas anais, que produzem um líquido de cor castanha de cheiro forte. O odor fornece a outros cachorros informações preciosas, como a raça, se é macho ou fêmea e, especialmente, o estado de espírito do animal, explica a médica veterinária Karine Evangelho.
"Funciona como se fosse uma espécie de carteira de identidade animal", exemplifica. A comunicação canina é feita pelo olfato de duas maneiras: pela eliminação de aromas específicos nas fezes, urina ou secreções glandulares e também pelo cheiro de seu próprio corpo.
Essa comunicação usa mensagens químicas chamadas de feromônios. E, quem diria, saber porque um cão cheiro o rabo do próximo explica também uma famosa expressão em português.
Cachorros muito submissos tapam completamente suas glândulas anais, para evitar que os outros sintam seu cheiro. Ou seja, saem por aí literalmente com o rabo entre as pernas. E o contrário também é verdadeiro: quando um cão deseja demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro, explica Karine.
Nos grupos, a identificação do líder é feita justamente por esse processo. O animal abana o rabo para mostrar que é o dono do pedaço. "Porém, se não existe relação de liderança, eles se cheiram, reconhecem-se, mas não abanam o rabo", conta a veterinária.

Os animais sonham?




Você alguma vez já percebeu que seu cachorro ou gato se mexe enquanto dorme, ou emite sons durante o sono? Pois saiba que o bichinho pode estar sonhando. "O sonho de um gato ou cachorro pode ser influenciado pelo ambiente em que ele convive. Se o animal vive em um ambiente barulhento e onde ele não recebe atenção, poderá dormir pouco, se tornando estressado e solitário", avisa a psicobióloga Silvia Helena Cardoso.

por outro lado, os bichos que vivem em um ambiente tranqüilo e recebem carinho e atenção tendem a ter o sono mais tranqüilo. De acordo com Silvia, as afirmações levam em conta registros de exames feitos em diversos animais. Conforme a especialista, é importante ainda respeitar os animais durante o descanso e deixar que eles durmam tranqüilamente. "O momento em que o sono é mais profundo, conhecido como REM, é necessário para o equilíbrio e bem-estar dos bichos", salienta. Ela ressalta que estudos mostram que o sono REM só se apresenta em aves e mamíferos, ou seja, animais de sangue quente. Entre eles estão ratos, gatos, cães, macacos e elefantes. "Experimentos com animais como répteis, por exemplo, não apresentaram indícios de sono REM", destaca Silvia.
Já o Massachusetts Institute of Technology (MIT) publicou um estudo no qual se tentou investigar o conteúdo dos sonhos dos animais. Analisando os padrões cerebrais de ratos em estado de alerta e depois quando os bichos estão dormindo, os cientistas do MIT conseguiram criar uma base de comparação de dados. Conforme o experimento, realizado em 2001, foi possível identificar que os ratos sonham com atividades ligadas à rotina do dia-a-dia como, por exemplo, correr em um labirinto, ou então com comida.
Conforme a pesquisadora Silvia, a quantidade de sono nos animais é inversamente relacionada ao grau pelo qual as espécies devem lidar com o perigo predatório, ou seja, as espécies vulneráveis a predadores tendem a dormir menos. "Alguns animais grandes como elefantes, vacas e cavalos também dormem pouco, pois gastam grande quantidade de tempo fazendo estocagem de alimentos", explica.

Os animais riem?




Se você pensou nas das hienas, a resposta é não. O som emitido por estes animais selvagens, embora parecido uma uma gargalhada humana, ocorre em momentos de tensão, e não de alegria.

Mas estudos indicam que animais mais próximos dos humanos, como macacos, cães e até mesmo ratos são capazes de mostrar os dentes e emitir sons correspondentes à risada para expressar contentamento. Cientistas chamam esse som de vocalização, e ele foi observado em ratos pelo neurocientista nascido na Estônia Jaak Panksepp. Um estudo publicado por ele na revista Science indicaria que o riso é um fenômeno anterior à existência humana, pois já ocorreria entre os macacos.
A brasileira Silvia Helena Cardoso, que estuda a neurociência do comportamento, explica que o riso tem uma função. "É um sinal criado para dizer 'eu sou pacifico, pode se aproximar'. É um comportamento para os seres conviverem adequadamente", diz ela, que também estudou o riso nos ratos.
"Observei ratos em ambientes de estresse, em situações de medo e raiva. Quando os animais deixavam esse ambiente, ficavam totalmente diferentes e emitiam uma vocalização quando brincavam. É um som diferente de quando eles estão estressados. Cientistas sugerem que essa vocalizacao seja o riso", explica.
Muitos donos de cães têm certeza de que seus bichos sorriem apra eles. De acordo com Silvia, a expressão é mesmo um riso, mas não genuíno. "Os cães aprendem a mostrar os dentes imitando o dono", diz ela.
Já os chimpanzés seriam o exemplo de riso mais próximo ao dos humanos. Além do sinal externo, que é mostrar os dentes e enrugar os cantos dos olhos, eles também emitem um som de risada. "Dá para perceber a olho nu", diz Silvia.

Por que adestrar seu cão?

O adestramento tem a finalidade de melhorar o convivio entre você e seu cão, ajuda no estabelecimento de regras, contribui para um melhor reconhecimento do comportamento canino, postura corporal, vocalização e outros sinalizadores de condutas, permitindo assim um relacionamento mais harmonioso e uma linguagem mais clara entre dono e animal sem nenhum tipo de conflitos facilitando uma melhor convivência na sociedade humana.

Escolha o idioma

Free Collie Wag MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com

Fale conosco